Caimbras – Causas da Caimbra, O QUE É A CÂIMBRA? Saiba agora!

Caimbras

Caimbras – caimbra nas pernas é o mais comum, mas também existem cãibra, em muitos lugares do corpo, caimbra no pé, cãibra na panturrilha, entre outras partes. Esse é um problema muito comum que acontece simplesmente do nada e praticamente não existe que não tenha tido caimbra antes. A dor é realmente insuportável. Por isso este artigo vai te ajudar a conhecer um pouco mais sobre a Caimbra.

evitar caimbra

 

O QUE É A CÂIMBRA?

tratar caimbra

Aquelas famosas dores que chegam do nada e a gente nunca sabe como aconteceu e reza pra passar logo, essas são as câimbras. A câimbra é uma contração muscular súbita, não desejada, dolorosa e não reversível espontaneamente.

Nossos músculos na sua maioria funcionam de forma voluntaria, contraem e relaxam de acordo com a nossa vontade. Quando um ou mais músculos se contraem subitamente de forma involuntária, chamamos de espasmo muscular.Se o espasmo for intenso e persistente, damos o nome de câimbra.

Por tanto a câimbra é uma contração do músculo não desejada, muito dolorosa e não reversível espontaneamente. Por exemplo: Quando o seu pé sofre uma câimbra e se contrai todo, não adianta simplesmente tentar relaxá-lo com a “força da mente”, é preciso ir lá com as mãos e reverter a contração à força.

caimbra

CAUSAS DAS CÂIMBRAS

caimbra perna

  •  Atividade física vigorosa (câimbra pode ocorrer durante ou após o esforço físico).
  • Desidratação (importante causa em idosos e em quem usa diuréticos)
  • Alterações hidreletrolíticas, principalmente depleção de cálcio e magnésio.
  • Gravidez (normalmente a câimbra é secundária a níveis baixos de magnésio)
  • Fratura óssea (como autoproteção, os músculos ao redor da lesão se contraem involuntariamente).
  • Alterações metabólicas como diabetes, hipotireoidismo, alcoolismo e hipoglicemia.
  • Doenças neurológicas, como doença de Parkinson, doenças do neurônio motor ou doenças primárias dos músculos (miopatias).
  • Insuficiência venosa e varizes nas pernas
  • Longos períodos de inatividade (ficar sentado em posição inadequada, por exemplo).
  • Alterações estruturais, como pé chato e o genu recurvatum (hiperextensão do joelho).
  • Hemodiálise
  • Cirrose hepática
  • Deficiência de vitamina B1, B5 e B6
  • Anemia

caimbra na panturrilha

Vídeo de alguém com Caimbra

caimbras em ciclistas

É realmente surpreendente, o vídeo mostra como a Caimbra age na perna desse homem, que é incrivelmente estranho e perturbador, agora já sabemos porque tanta dor quando a caimbra esta acontecendo.

Câimbra Noturna

caimbra a noite

As caibras noturnas são muito comuns em muitas pessoas, mas embora seja comum, quase nunca é reportado aos médicos. As pessoas costumam normalmente buscar por formas caserias para tentar resolver isso.

As câimbras noturnas estão presentes em quase 50% das pessoas com idade superior a 50 anos. Boa parte desses pacientes relatam ter esses sintomas, pelo menos, três vezes por semana.

Banana evita a Caimbra

 

banana caimbra

É um pouco confuso, a banana é uma fruta que auxilia muito para quem pratica atividades físicas pelos seus carboidratos e aguá. Quando você pratica exercícios o corpo queima o açúcar no seu organismo, a banana ajuda a repor esse açúcar perdido, ela é usada como um tipo de energético. Uma das causas de câimbras é o acumulo de ácido láctico, que é o “lixo” metabólico após a geração de energia com baixa utilização de glicose. Portanto, teoricamente, a banana ajuda porque repõe os níveis de potássio, hidrata e fornece energia (glicose) para os músculos.

Tratamento das Caimbras

caimbras perna

A melhor força de reverter a caimbra é você mesmo tentar para-la, com suas mãos ou ate mesmo apoio da parede ou chão, quando a caimbra ataca, ela não vai parar em quanto você não reverter o processo por si mesmo, por isso é importe lembrar disso.