Corticoides – o que são e para que servem os Corticoides

Corticoides

corticosteróides, também existe pomada com corticoide,  corticoide injetavel, pomadas a base de corticoides, saiba sobre o medicamento corticoide

Corticoides

Os corticoides, também conhecidos como corticoesteroides, cortisona ou cortisol, são hormônios produzidos pelas glândulas supra-renais que possuem forte ação anti-inflamatória, sendo muito utilizados no tratamento de reações alérgicas, artrite reumatoide ou lúpus, por exemplo.

Existem vários tipos de corticoides, que são utilizados de acordo com o problema do paciente e que incluem:

  • Corticoide’s tópicos: são cremes e loções utilizados para tratar reações alérgicas ou doenças na pele, como urticária ou eczema;
  • Corticoide’s nasais: são sprays usados no tratamento de asma, rinite alérgica e outras alergias respiratórias;
  • Corticoide’s orais: comprimidos utilizados no tratamento de doenças crônicas inflamatórias, como bronquite, hepatite, doença de Crohn ou artrite, por exemplo;
  • Corticoide’s injetáveis: prescritos pelo médico para tratar problemas crônicos como lúpus, queloides ou artrite reumatoide.

​​Além disso, também existem corticoide’s em colírios que podem ser utilizados no tratamento de problemas oftálmicos, como conjuntivite ou uveíte, reduzindo a irritação e a vermelhidão.

Um medicamento muito eficaz contra várias doenças graves, os corticoides apresentam um grande defeito: um perfil muito extenso de efeitos colaterais, alguns deles graves, outros esteticamente indesejáveis. Quando usados de forma prolongada, levam ao ganho de peso, podem causar estrias, provocam acne, enfraquecem os ossos…

Pode usar corticoides na gravidez?

O uso na gravidez não é recomendado, uma vez que aumenta o risco de o bebê nascer com baixo peso. Assim, o uso de no tratamento de doenças crônicas na grávida só deve ser feito sob orientação do obstetra e quando os benefícios superam os potenciais riscos.