O QUE É A PROTEÍNA C REATIVA – PARA QUE SERVE O EXAME PCR?

Exame PCR

O Exame PCR (proteina c) ajuda a identificar potencialmente se há inflamações ou infecções no nosso organismo. Saiba mais agora e um pouco mas.

exame pcr

 

Quando o Organismo entende que esta em um estado de alto estresse, como nos casos de infecções ou lesões de órgãos e tecidos, As proteínas de fase aguda são aumentadas, que possuem atividade anti-inflamatória que ajudam no sistema imunológico e combate germes que potencialmente poção invadir.

 

exame pcr

 

Ajuda na pesquisa de doenças infecciosas ou inflamatórias. O PCR não ajuda muito na hora de identificar a causa de uma inflamação. Para saber mais da origem da infecção, outros meios são necessários, como histórico clinico do paciente, sintomas, e outros exames que ajudam nisso. como a radiografia de tórax, análises de urina, ultrassonografia, etc.

 

PCR alta

PCR alta

A proteina C Reativa alta aparece na maior parte dos casos inflamatórios no corpo, podendo ser relacionado com diversos casos, como presença de vírus, fungos, bactérias, problemas no figado, doenças cardiovasculares, hpv, reumatismo ou câncer por exemplo.

Oa valores da PCR podem indicar a gravidade da inflamação ou infecção que a pessoa possui, como indicado a seguir:

Valores entre 3 e 10 mg/L: geralmente indicam infecções ligeiras como gengivite, gripe ou resfriado;

Valores entre 10 e 40 mg/L: geralmente indicam infecções mais graves como em caso de catapora ou infecção respiratória;

Valores acima de 40 mg/L: geralmente indica infecção bacteriana;

Valores estão acima de 200 mg/L: pode indicar septicemia, uma situação grave que coloca em risco a vida da pessoa.