Batata Doce – Saiba os Beneficios da Batata Doce Cozida

Batata Doce

Batata Doce – receitas com batata doce são muito comuns hoje em dia, purê de batata doce mas muitos não sabem muito sobre a batata. Normalmente conhecido por quem pratica atividades físicas no treino da academia, porque a batata doce entra na dieta, junto com outros alimentos que também contribuem no desempenho físico e muscular. A batata tem o nome de “doce” mas não é exatamente doce. Veja aqui os benefícios da batata doce e um pouco mais.

 

O que é batata doce

batata treino

 

  • A batata-doce é um alimento bastante consumido por quem frequenta academia e pessoas que praticam atividade física, isso porque possui poucas proteínas e gorduras. Pode fazer parte do cardápio de diabéticos, já que é uma incrível fonte de carboidratos de baixo índice glicêmico, ou seja, não produz picos de glicose no sangue, uma vez que a absorção do seu carboidrato é feita lentamente e gradualmente.

 

Batata doce ajuda a aumentar a massa magra?

batata doce cortada

  • A Batata-doce não ajuda no acumulo de gordura localizada, causa mais saciedade e não sobrecarrega o pâncreas. Dessa forma, essa batata tem sido muito usada em dietas de quem deseja perder gordura corporal e aumentar a massa magra, desde que seu consumo esteja ligado a treinos adequados e a uma alimentação balanceada.

 

Benefícios da Batata-doce

batata doces

  • É fonte de carboidrato complexo.
  • Possui baixo índice glicêmico, já que sua absorção é mais lenta, evitando picos de insulina.
  • Possui elevado teor das vitaminas A, vitamina C, vitamina E e vitaminas do complexo B, essenciais para pele e para a formação do colágeno.
  • Algumas variedades, como a batata-roxa, possuem elevadas quantidades de antocianinas, que possuem ação antioxidante.

Batata-doce engorda ou emagrece?

batata doce

  • Nenhum alimento por si só “engorda” ou “emagrece”. O ganho de peso é resultado de uma série de fatores, que consiste a dieta como um todo, além da prática de atividade física. Como todo alimento, quando se come em excesso a batata-doce pode ajudar para o ganho de peso, já que é uma boa fonte de carboidratos. O importante é comer com moderação e evitar os exageros. Uma boa opção é prepará-la com a casca, que tem muitos nutrientes e é rica em fibras, o que aumentará a sensação de saciedade. Além disso, uma alimentação diversificada é essencial para a saúde, portanto, varie os carboidratos em suas refeições, para a que dieta não fique monótona.

Como consumir Batata-Doce?

batata feita

  • Se você ainda não sabe como fazer batata-doce, saiba que esse é um ingrediente muito versátil. A batata-doce pode ser preparada de diversas formas: cozida, na elaboração de pratos (como escondidinho) ou, ainda, como substituta do pão e de outros alimentos no café da manhã. O consumo desse tubérculo pode ser combinado com canela, mel e noz-moscada. Pode ser comida cozida, grelhada, assada (inclusive na forma de chips), como acompanhamento para peixes e carnes, na forma de purês, em receitas de bolos, pudins, tortas e doces.
  • A batata-doce também é muito usada no pré-treino, já que fornece carboidrato de lenta absorção, garantindo energia constante durante todo o treino, além de ajudar na hipertrofia muscular.

Batata-Doce em Pó

batata doce em po

  • Esta é uma maneira prática de comer a batata-doce, mais fácil de ser transportada e sem correr o risco de estragar. A versão em pó pode ser consumida diluída em água, sucos de frutas e água de coco, por exemplo. Muitos até acham que essa versão da Batata Doce é melhor para quem esta dando duro na academia, pois o corpo absorve mais rápido os nutrientes necessários para um bom treino que a Batata doce fornece.